a néKus sou eu!
Sempre fui ligada às artes, curiosa em relação a várias técnicas e gosto de pensar com espírito empreendedor. 🙂
Por volta dos 16/17 anos conheci o Fimo, outro tipo de massa de modelar… uma pessoa entusiasma-se e não há orelhas nem pescoços que cheguem para tantos colares e brincos! Ia mostrando a amigas e conhecidas e já nessa altura fiz negócio!
Embora tenha voltado ao artesanato em 2008 com outros materiais, só em 2009 é que conheci o biscuit. Logo na primeira experiência quis desistir! Que horror! Massa dura, nada maleável, as peças gretavam quando secavam, baças… enfim, cenário do demo! Mas como a teimosia e determinação fazem parte de mim… insisti! Guiada pela internet comecei a fazer a massa em casa, com resultados muito mais atrativos (até para mim, que sou exigente) e começou a paixão e o efeito bola de neve… quanto mais pessoas conheciam o meu trabalho, mais encomendas recebia e mais complicado se tornava conjugar o meu trabalho principal na altura (Design Gráfico) com esta paixão. Passei anos a ouvir “qualquer dia dedicas-te só aos teus bonecos” e eu só me ria e achava pouco provável… tantos anos de “casa” num emprego “seguro” e ia largar tudo para me lançar no vazio…. só se fosse doida!
Certo é que, cada vez essa vontade era maior e os meus nékus cada vez faziam mais sucesso. Em 2020 resolvi arriscar, saí do meu “emprego seguro” e vim “trabalhar para o bonéku”! Registei a marca, fiz Cartão de Artesão, sou uma Unidade Produtiva Artesanal e cá estou eu…. sempre bem acompanhada pelos meus nékus!
Se é difícil? É! São muitas horas de trabalho e ainda há quem não valorize o trabalho manual (não esquecer que todo o backoffice também sou eu!) Se me arrependo? Não! Tenho dias (como toda a gente) em que o cansaço me vence por alguns momentos… mas depois… recebo mensagens, testemunhos e “mimos” de tanta gente que me convenço que tomei a decisão certa.
Depois disto, resta-me retificar a primeira frase: “A nékus somos nós!“.
Obrigada